Hoje em dia nos vemos cada vez mais mergulhados nesse imenso mundo virtual que temos ao nosso alcance através da internet.
Através de alguns sites conhecemos pessoas dos mais distantes lugares e dos mais diversos tipos. Mas será que é possível termos verdadeiros amigos somente através desse mundo virtual?
Muitas dessas pessoas se tornam mais “íntimas”, pois começamos a ter contatos em conversas separadas do site, mas ainda no mundo virtual, ou quem sabe, no máximo, através de telefonemas.
Essas amizades se tornam mais profundas. São trocas de experiências, de confidências, de conselhos e de ajuda. Muitas vezes até viram romance!
Dessa forma, fazemos nosso círculo de amizade crescer, mas essas amizades têm seus momentos limitados, pois o único contato é através de MSN, Orkut e E-Mails. Podemos pensar, será que um dia teremos o prazer de conhecer essas pessoas pessoalmente, olharmos realmente como elas são, sem ser numa foto, ouvirmos sua voz – pois muitos não possuem webcam ou microfone, ou não gostam de usar – e até sentirmos o cheiro de cada um (uma característica que marca nossas lembranças)?
Também podemos pensar até quando será que essas amizades durarão. As que eu tenho, espero que durem para sempre, pois são amizades que me fazem feliz, me faz falta quando não posso conversar com esses amigos. Tenho aprendido e acho que tenho ensinado algo a eles, ou seja, temos uma relação de experiências recíproca.
Nada substitui um amigo, melhor ainda se ele estiver do nosso lado, podendo nos ouvir e ser ouvido sempre, sentir o calor de um abraço, a emoção de um beijo. Pena que no mundo virtual isso não é possível e, muitas vezes, estamos precisando de um ombro amigo e nosso amigo está off line, mas só de saber que ele existe já ficamos felizes e temos paciência de esperar ele ficar on line.
Devemos conservar nossos amigos, não importando se estão longe ou perto, pois eles são grandes tesouros em nossas vidas e muitos valem muito mais do que nossos próprios parentes.
Amigo verdadeiro é aquele que não nos enche só de elogios, mas também de críticas, pois assim ele nos ajuda a crescer.
Solange Iung Rodrigues (sol_ir)