quarta-feira, 29 de abril de 2009

Amizade Virtual

Hoje em dia nos vemos cada vez mais mergulhados nesse imenso mundo virtual que temos ao nosso alcance através da internet.

Através de alguns sites conhecemos pessoas dos mais distantes lugares e dos mais diversos tipos. Mas será que é possível termos verdadeiros amigos somente através desse mundo virtual?

Muitas dessas pessoas se tornam mais “íntimas”, pois começamos a ter contatos em conversas separadas do site, mas ainda no mundo virtual, ou quem sabe, no máximo, através de telefonemas.

Essas amizades se tornam mais profundas. São trocas de experiências, de confidências, de conselhos e de ajuda. Muitas vezes até viram romance!

Dessa forma, fazemos nosso círculo de amizade crescer, mas essas amizades têm seus momentos limitados, pois o único contato é através de MSN, Orkut e E-Mails. Podemos pensar, será que um dia teremos o prazer de conhecer essas pessoas pessoalmente, olharmos realmente como elas são, sem ser numa foto, ouvirmos sua voz – pois muitos não possuem webcam ou microfone, ou não gostam de usar – e até sentirmos o cheiro de cada um (uma característica que marca nossas lembranças)?

Também podemos pensar até quando será que essas amizades durarão. As que eu tenho, espero que durem para sempre, pois são amizades que me fazem feliz, me faz falta quando não posso conversar com esses amigos. Tenho aprendido e acho que tenho ensinado algo a eles, ou seja, temos uma relação de experiências recíproca.

Nada substitui um amigo, melhor ainda se ele estiver do nosso lado, podendo nos ouvir e ser ouvido sempre, sentir o calor de um abraço, a emoção de um beijo. Pena que no mundo virtual isso não é possível e, muitas vezes, estamos precisando de um ombro amigo e nosso amigo está off line, mas só de saber que ele existe já ficamos felizes e temos paciência de esperar ele ficar on line.

Devemos conservar nossos amigos, não importando se estão longe ou perto, pois eles são grandes tesouros em nossas vidas e muitos valem muito mais do que nossos próprios parentes.

Amigo verdadeiro é aquele que não nos enche só de elogios, mas também de críticas, pois assim ele nos ajuda a crescer.


Solange Iung Rodrigues (sol_ir)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Preparando o Próprio Enterro

É engraçado como o homem é controverso. O único animal que se diz "racional" é o único que se esforça para acabar com a própria espécie. Será que isso realmente é ser racional?
Digo isso, hoje, me focando nas políticas adotadas pelos governos de quase todos os países, principalmente os ricos. Políticas sem preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
É verdade que existem diversas instituições, como ONGs e ate Órgãos Governamentais que combatem essas ações incosequentes do ser humano, mas é verdade, também, que aquelas estão longe de vencer esta luta. E enquanto isso vemos cada vez mais reportagens sobre "Aquecimento Global", "Efeito Estufa", etc. falando dos problemas que esses fenômenos geram e suas consequências.
É triste vermos que, "em pleno século XXI", existam pessoas que conseguem pensar tão pequeno. Pensam no crescimento a curto prazo de seu próprio patrimônio e acabam esquecendo que o pensamento de trabalho em conjunto, a longo prazo, trará benefícios ainda maiores para todos. Infelizmente o egoísmo é intrínseco ao ser humano.
É aí que abro um parentese para olharmos para o próprio nariz. Quantas vezes já jogamos lixo na rua, tomamos banho com o chuveiro aberto o tempo inteiro, etc? Essas pequenas coisas que parecem bobagem contribuem muito para o todo. Se nós tomarmos cuidado com nossas próprias atitudes, já é um grande avanço para virarmos o jogo. Não vamos continuar cavando o nosso túmulo, pois estaremos contribuindo para utilizá-lo precocemente.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Legalização do Racismo Através das Cotas Universitárias

Primeiramente gostaria de agradecer ao Coyote por ter sugerido este tema.

É fato que os governantes brasileiros adoram políticas "tapa-buraco" e nunca agem tomando medidas que resolvam realmente os problemas sociais. Um exemplo claro disso é a criação de cotas para o ingresso de estudantes negros, índios, de barixa renda, etc. Esta medida é uma prova da falta de capacidade do governo para resolver o problema da educação superior brasileira, pois o que precisamos é de uma medida a longo prazo que, no mínimo aumente a quantidade de vagas nas universidades públicas, devido ao aumento da população; e principalmente que melhore substancialmente a qualidade do ensino básico em nosso país.

Mas o mais preocupante não é isso.

Em tempos modernos notamos que o preconceito racial e entre classes diminuiu muito em relação a décadas passadas. Mas não podemos negar que ainda existe, e por parte de nós mesmos, apesar de acharmos que não somos racistas. Quantas pessoas já atravessaram a rua por ver um negro mal vestido vindo em sua direção? E é aí que entra a questão preocupante. As cotas podem aflorar esse racismo contido. Já escuto pessoas nas ruas reclamando por seus filhos não terem passado no vestibular por causa das cotas. É como se a legislação do país estivesse contribuindo para o aumento do racismo. Isso pode se alastrar de forma epidêmica e reativar este problema que estava sendo "controlado" de tempos para cá. Por quê não aproveitar a moda do "PAC" para investir pesado no que, na minha opinião, é o pilar mais importante de uma sociedade: a educação. Tenho certeza que uma política séria neste sentido, a longo prazo, impediria o ressurgimento deste problema e ainda desencadearia uma ampla melhora nas outras questões sociais de noso país.

Tales Melo

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Desigualdade na Execução da Justiça (Parte I)

É impressionante como o povo brasileiro é apático. Mais impressionante ainda como é fácil de ser manipulado. Uma prova absurda disto é a falta de mobilização do povo contra os políticos corruptos. Quando um ladrão rouba uma bicicleta vai direto para a cadeia podendo receber penas superiores a 4 anos de cadeia dependendo dos agravantes. Enquanto nosso ilustre Roberto Jefersson assume em rede nacional que "só" roubou 4 milhões. Para mim isso é motivo suficiente de uma grande mobilização contra a desigualdade de tratamento com os cidadãos brasileiros.
De acordo com o artigo 5º de nossa constituição todos são iguais perante a lei. O caso citado acima demonstra isso? E por que ninguem se rebela? É notório que o povo brasileiro é um povo bastante pacífico, mas também não podemos deixar coisas assim passarem em branco. Quanto custa uma bicicleta? Em torno de R$ 200,00. E vamos dizer que ele pegou três anos de cadeia por isso. Quantos anos Jefersson pegou? Nenhum dia! Impressionante. E é porque foi réu confesso. O máximo que acontece com ele é ter o mandato cassado. Em que país nós vivemos... Imagina quantos sequer são investigados.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Intolerância Religiosa

É triste acordarmos quase todo dia e assistirmos a cenários tão horríveis como os que vemos corriqueiramente na Palestina. Chega a ser uma vergonha que uma divergência entre crenças religiosas gere um conflito de tamanha magnitude e que já vem se arrastando há séculos.

Entendo que a diferença entre nossa cultura e a deles é enorme, e isso dificulta o entendimento, por nossa parte, das razões daqueles povos. Contudo, certa vez ouvi que se somarmos todos os motivos de se fazer uma guerra, não será o suficiente para irrelevar o motivo de se manter a paz. E acredito nisto piamente. Este conflito, a meu ver, chega a ser ridículo. E mais ridículo ainda são as medidas tomadas pelos outros países com intuito de acabar com esta guerra.

Inúmeros tratados de paz já foram assinados, e até hoje? NADA!
E darmos o prêmio Nobel da paz para Yasser Arafat por assinar estes papéis que até hoje não vingaram... -> mais uma piada do mundo moderno.
Qual a medida tomada por ele que realmente resolveu algo? Talvez eu tenha me esquecido dela... ou não... simplesmente ela talvez nem existiu. Ah... fora o detalhe que ele era terrorista antes... será que um dia será a vez de Osama ganhar? Sinceramente...

Me preocupa o que será feito daqui para frente, pois vejo os Estados Unidos mergulhados em uma crise avassaladora. E o que eles adoram fazer para se reabilitar de crise? Guerra. Quantas guerras já foram financiadas pelos EUA para fortalecer sua economia, sua indústria bélica.

Bom, vamos torcer para que eu esteja errado, e que este conflito religioso seja finalmente apaziguado. Vamos torcer para que exista um maior respeito das pessoas em relação à opinião das outras. E eu vou torcer para que as pessoas enxerguem a religião com menos seriedade, pois sinceramente não é um assunto que mereça tanta importância.

Tales Melo

terça-feira, 14 de abril de 2009

Homenagem Atrasada

Gostaria de começar minhas postagens homenageando a minha mãe, que nos deixou há pouco tempo (4 meses e 14 dias) e que, com certeza, deixa um vazio enorme em diversos quesitos da nossa vida. Era uma mulher única. Sua honestidade e simplicidade eram capazes de gerar inveja a qualquer religioso, até mesmo o Papa. E se eu for enumerar suas qualidades aqui não haverá espaço para entrarmos no nosso tema de hoje.

Aproveitando a homenagem gostaria de começar minhas críticas justamente apontando essas homenagens póstumas. Por quê não fazê-lo enquanto a pessoa ainda está viva? Enquanto ainda pode usufruir daquela homenagem. Será que onde ela está agora estará vendo a homenagem? E será que ela está em algum lugar? As lágrimas ficam, nada nos faz superar, mas uma coisa devemos fazer: tomar de lição e abraçarmos quem ainda pode receber homenagens. Estão ao nosso lado e devemos aproveitar enquanto é tempo.

Sei que foi uma postagem um tanto sntimental, mas por um bom motivo. Prometo entrar com tudo a partir do próximo post.

Tales Melo.