quinta-feira, 23 de abril de 2009

Preparando o Próprio Enterro

É engraçado como o homem é controverso. O único animal que se diz "racional" é o único que se esforça para acabar com a própria espécie. Será que isso realmente é ser racional?
Digo isso, hoje, me focando nas políticas adotadas pelos governos de quase todos os países, principalmente os ricos. Políticas sem preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
É verdade que existem diversas instituições, como ONGs e ate Órgãos Governamentais que combatem essas ações incosequentes do ser humano, mas é verdade, também, que aquelas estão longe de vencer esta luta. E enquanto isso vemos cada vez mais reportagens sobre "Aquecimento Global", "Efeito Estufa", etc. falando dos problemas que esses fenômenos geram e suas consequências.
É triste vermos que, "em pleno século XXI", existam pessoas que conseguem pensar tão pequeno. Pensam no crescimento a curto prazo de seu próprio patrimônio e acabam esquecendo que o pensamento de trabalho em conjunto, a longo prazo, trará benefícios ainda maiores para todos. Infelizmente o egoísmo é intrínseco ao ser humano.
É aí que abro um parentese para olharmos para o próprio nariz. Quantas vezes já jogamos lixo na rua, tomamos banho com o chuveiro aberto o tempo inteiro, etc? Essas pequenas coisas que parecem bobagem contribuem muito para o todo. Se nós tomarmos cuidado com nossas próprias atitudes, já é um grande avanço para virarmos o jogo. Não vamos continuar cavando o nosso túmulo, pois estaremos contribuindo para utilizá-lo precocemente.

Um comentário: